Vamos aos fatos, por que tantos salões fecham as portas?
Dados do IBGE mostram que das empresas abertas em 2011, 60% já fecharam e não são apenas salões de beleza, barbearias ou esmalterias, é no geral mesmo.
O pico foi em 2014, como alertamos em vídeos e newsletter do mesmo ano sobre o início da crise.
Principais causas:
Se olharmos os dados do DataSebrae entre as principais causas, temos:
- Falta de clientes (16%);
- Falta de capital (16%);
- Falta de conhecimento (12%);
- Mão de obra (10%);
- Impostos e tributos (10%).
Com isso vemos que são causas de falta de planejamento e preparo. Essas causas são abordadas em nosso curso 5 chaves do sucesso. (Layout, Clientes, Equipe, Serviços, Gestão).
1ª Falta de clientes (16%)
A causa “falta de clientes” é abordada em duas (2) das 5 chaves de sucesso.
Na chave LAYOUT, é importante que se escolha um ponto onde haja uma concentração demográfica de nossos clientes alvo.
Já na chave CLIENTES, focar o negócio em 4 perguntas básicas de Kotler: QUEM, ONDE, O QUE e QUAIS.
Quem são os clientes? Descrever o perfil de quem vamos atender.
Onde estão os clientes? Os clientes do perfil escolhido onde se concentram?
O que gostam de fazer? Quais os hábitos e preferências deles e o que vou oferecer.
Quais os valores de um salão para esse cliente? Se estou num grande centro financeiro como a Avenida Paulista em São Paulo, fazer uma escova e uma mão em 50 minutos tem mais valor que ficar sendo paparicado com prosecco, suco, massagens etc, pois ele tem uma reunião em seguida. Muitas vezes o cliente é o mesmo, mas em momentos e com valores diferentes.
2º Falta de capital (16%)
Planejamento da chave GESTÃO.
A gestão começa antes de abrir o negócio, não podemos iniciar achando que ele vai dar lucro no primeiro mês.
Todo o negócio precisa de tempo para amadurecer e crescer, por isso precisamos saber o custo operacional do negócio e o ticket médio da região para negócios equivalentes ao nosso, assim saberemos quantos atendimentos necessitaremos e se ponto que iremos escolher tem densidade de clientes potenciais para nos sustentar.
3º Falta de conhecimento (12%)
Todo e qualquer negócio tem suas particularidades. Uma consultoria e um blog como o nosso e outros, servem para o empreendedor consultar, tirar dúvidas e estudar os riscos.
Falamos de GESTÃO aqui também. Qualquer coisa que vamos nos colocar em risco, e isso é inerente aos negócios e à vida, é preciso fazermos planos para as intercorrências que possam haver.
Em negócios de beleza, temos particularidades de serviços que dependem de relações humanas e devemos levar em conta.
Na chave CLIENTES, temos que os escolher e nos preparar para que estes nos reconheçam só de olhar para a fachada.
Na chave LAYOUT e na chave EQUIPE, prestarmos um serviço para que estes clientes reconheçam valor, e desejem voltar.
4º Mão de obra (10%)
A chave EQUIPE é muito particular em nosso setor por ser uma atividade de multi conhecimento técnico, de pessoalidade e inteligência emocional.
Entretanto, a falta de mão de obra técnica é conhecida no Brasil em todos os setores.
Não saber disso é falta de planejamento e conhecimento o 3º item (falta de conhecimento).
A EQUIPE também deve se alinhar ao perfil do cliente.
Não adianta contratar equipes prontas, pois do mesmo jeito que se pode “tirar” uma equipe de um salão, alguém pode fazer o mesmo. Falamos um pouco disso no artigo Profissional Estrela.
5º Impostos e tributos (10%)
Tributos e impostos, principalmente para empresas do simples são bem previsíveis e podem ser calculados e planejados antes mesmo de abrimos o negócio.
Mas quando falamos do famoso “Risco Brasil”, devaneios de alguns governos das três esferas atrapalham um pouco, para ser simpático; e por favor, aqui falo da máquina pública e não de partidos.
Falo de mudanças de regras, inclusão de taxas, contribuições muitas delas derrubadas e pacificadas pela justiça.
Mas, continuando a ser cobradas no famoso “se passar passou”, acabam gerando gastos desnecessários.
Só o conhecimento de advogados, contadores e consultores específicos conseguem desvencilhar o empreendedor dessa falta de clareza (para dizer o mínimo).
Todos erramos. A EXPERIÊNCIA que tiramos do erro é a diferença
Você errou?
Parabéns, bem vindo ao grupo. E, se por acaso, alguém vier com uma história de que ele ou você não vão mais errar, CORRA e muito.
Eu já errei, já quebrei e já me levantei.
Portanto, não se culpe, aprenda que nossos erros são nossos melhores professores, isso ao longo da vida é chamado de EXPERIÊNCIA.
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Até ao próximo artigo!